Análise integrada da paisagem: perfis geoecológicos na transição Planalto Ocidental - Depressão Periférica no município de São Pedro, estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.33958/revig.v40i3.676Palabras clave:
Geomorfologia; Escarpa de Cuesta; Geossistema; Geoecologia; Perfil GeoecológicoResumen
O presente artigo aborda as contribuições advindas do uso de perfis geoecológicos na análise integrada da paisagem. A pesquisa foi baseada no estudo de transectos na transição do Planalto Ocidental para a Depressão Periférica em São Pedro - SP, e buscou compreender a organização e dinâmica da paisagem local, de modo a hierarquizar as forças atuantes em uma perspectiva geossistêmica. Fazendo uso de bases cartográficas, fotografias aéreas e imagem SRTM, levantaram-se características geológicas, geomorfológicas, pedológicas e hidrográficas, bem como a vegetação original e uso da terra atual. Ainda no contexto geográfico, foi possível estabelecer relações sistêmicas entre os temas escolhidos e suas respectivas escalas de atuação, verificando-se a interação dos elementos que compõem a paisagem a partir de um perfil síntese, permitindo também melhor compreensão da atuação antrópica na área de estudo. Os resultados demonstraram forte influência de caráter litoestrutural, assim como uma ocupação antrópica dependente das condições topográficas e pedológicas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Política de Acesso Livre:
A Revista do IG oferece acesso livre ao seu conteúdo. Toda a coleção da Revista é disponibilizada de forma gratuita em https://revistaig.emnuvens.com.br/rig e no Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências – PPeGeo (http://ppegeo.igc.usp.br), resultado de parceria entre a Sociedade Brasileira de Geologia e o Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.