Conceitos fundamentais da análise de terrenos antropogênicos: o estudo da agência geológico-geomorfológica humana e de seus registros
DOI:
https://doi.org/10.33958/revig.v40i1.626Palavras-chave:
Terrenos antropogênicos (tecnogênicos ou artificiais), AntropocenoResumo
Apresentam-se neste trabalho as questões conceituais fundamentais referentes ao campo que denominamos Análise de Terrenos Tecnogênicos, que envolve o estudo de processos, depósitos e modelados criados direta ou indiretamente pela agência geológico-geomorfológica humana, caracterizando um enfoque multidisciplinar que, conquanto fundamentado nas Ciências da Terra, dialoga fortemente com as Humanidades. Esta abordagem teórica visa fornecer os subsídios metodológicos para o estudo da época geológica contemporânea, o Antropoceno, bem como dos registros antropogênicos quaternários (holocênicos e, eventualmente, pleistocênicos).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso Livre:
A Revista do IG oferece acesso livre ao seu conteúdo. Toda a coleção da Revista é disponibilizada de forma gratuita em https://revistaig.emnuvens.com.br/rig e no Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências – PPeGeo (http://ppegeo.igc.usp.br), resultado de parceria entre a Sociedade Brasileira de Geologia e o Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.