Um conjunto de dados de projeções de mudanças climáticas de alta resolução para a América do Sul com correção de viés
DOI:
https://doi.org/10.69469/derb.v45.821Palavras-chave:
Modelo climático regional, Modelo Eta, Mapeamento quantil empírico, Distribuição de frequência acumuladaResumo
Conjuntos de dados precisos e detalhados são cruciais para avaliar os impactos das mudanças climáticas. Modelos climáticos regionais fornecem simulações de alta resolução e são ferramentas essenciais, mas frequentemente exibem vieses sistemáticos. Assim, este artigo apresenta um conjunto de dados derivado de simulações e projeções do modelo regional Eta com viés corrigido, aninhado a quatro modelos globais do CMIP5. A correção foi aplicada à precipitação diária, evapotranspiração potencial, evapotranspiração real e temperatura do ar de 2 m em ponto de grade regular de 0,2° x 0,2° sobre a América do Sul. O conjunto de dados abrange dois períodos: 1976-2005 (período de referência) e 2006-2099 (período do clima futuro) sob os cenários RCP4.5 e RCP8.5. O método utilizado para redução de viés consiste no mapeamento quantil empírico, que compara as curvas de probabilidade acumulada entre as variáveis observadas e as simuladas pelo modelo climático, tanto para o clima presente quanto para as projeções do clima futuro. O método pressupõe que os erros sistemáticos são reduzidos pelo deslocamento das curvas de distribuição das simulações para o mesmo nível de frequência das observações. Foram empregados dois conjuntos de dados observacionais distintos: um para a etapa de correção e outro para a etapa de avaliação. O conjunto de dados corrigido revela uma redução substancial dos erros nas simulações do modelo Eta, particularmente para os valores mais frequentes de precipitação, evapotranspiração potencial e temperatura a 2 metros. A correção melhorou a representação do ciclo anual e a distribuição de frequência dessas variáveis, aproximando-os das observações. A correção de viés contribuiu também para redução dos erros na representação dos índices de extremos de precipitação. A correção de viés foi aplicada às projeções futuras. A comparação com o conjunto de dados Eta bruto (sem correção) mostrou que as tendências das mudanças foram preservadas, mas, em geral, os picos das mudanças foram suavizados. Assim como no conjunto de dados Eta bruto, o cenário RCP8.5 mostrou uma taxa de mudança maior do que o RCP4.5. Este trabalho também revelou uma grande incerteza do conjunto de dados observacionais; alguns dos erros restantes após a correção de viés foram principalmente devido a diferenças entre os dois conjuntos de dados observacionais de correção e avaliação. O conjunto de dados descrito está disponível gratuitamente no repositório LattesData do CNPq no seguinte link: https://doi.org/10.57810/lattesdata/WAVGSL.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Priscila Tavares, Isabel Lopes Pilotto, Sin Chan Chou, Saulo Aires Souza, Leila Maria Garcia Fonseca, Diego José Chagas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Acesso Livre:
A revista Derbyana oferece acesso livre ao seu conteúdo. Toda a coleção da Revista é disponibilizada de forma gratuita em https://revistaig.emnuvens.com.br/derbyana e no Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências – PPeGeo (http://ppegeo.igc.usp.br), resultado de parceria entre a Sociedade Brasileira de Geologia e o Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.