Avaliação da vulnerabilidade do Sistema Aquífero Guarani (SAG) nos arredores da cidade de Tacuarembó, Uruguai: aplicação dos métodos GOD e DRASTIC
DOI:
https://doi.org/10.69469/derb.v45.820Palavras-chave:
Vulnerabilidade, Sistema Aquífero Guarani, Hidrogeologia, UruguaiResumo
A sustentabilidade dos recursos hídricos é de extrema importância, sejam eles superficiais ou subterrâneos. Este trabalho aborda a proteção do Aquífero Guarani no município de Tacuarembó, capital do departamento homônimo no Uruguai. A avaliação da vulnerabilidade intrínseca e do risco de contaminação do aquífero forneceu o conhecimento necessário para planejar seu uso, aspecto a ser considerado no planejamento territorial dessa cidade para gerenciar melhor tais recursos. Os métodos GOD e DRASTIC foram aplicados para determinar a vulnerabilidade. A aplicação desses métodos mostrou diferenças nas determinações de vulnerabilidade, pois o primeiro utiliza menos parâmetros para sua avaliação do que os considerados pelo segundo. Entretanto, a aplicação de um ou de outro depende principalmente dos dados e das informações disponíveis na área em estudo. Observou-se que o método GOD é mais restritivo do que o DRASTIC: no primeiro, ele considera que 24,3% da área tem alta vulnerabilidade, enquanto o DRASTIC, 16,8%; no caso da moderada, GOD classifica 56,2% como tal, enquanto o DRASTIC a classifica em 76,3%. Com relação à área ocupada pela baixa vulnerabilidade da área, o DRASTIC é um pouco menos restrito que o GOD, pois o primeiro cobre uma área 6,8% maior, enquanto o GOD a restringe a 19,6%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Roberto Carrión, Didier Gastmans , Gerardo Veroslavsky
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Acesso Livre:
A revista Derbyana oferece acesso livre ao seu conteúdo. Toda a coleção da Revista é disponibilizada de forma gratuita em https://revistaig.emnuvens.com.br/derbyana e no Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências – PPeGeo (http://ppegeo.igc.usp.br), resultado de parceria entre a Sociedade Brasileira de Geologia e o Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.