Qualidade das águas subterrâneas de aquíferos rasos no município de Rio Claro (SP): influência de processos naturais e antrópicos
DOI:
https://doi.org/10.69469/derb.v46.872Palavras-chave:
Qualidade da água, Interação rocha-água, Contaminação antrópica, Nitrato, Isótopos estáveisResumo
Este estudo investigou a qualidade da água subterrânea em 33 pontos de amostragem, sendo 23 nascentes e 10 poços rasos, distribuídos nos sistemas aquíferos Rio Claro, Passa Dois (Formação Corumbataí) e Guarani, no município de Rio Claro (SP). Foram realizadas a caracterização hidroquímica e isotópica e modelagem geoquímica para calcular o índice de saturação dos minerais dissolvidos na água, a fim de identificar os principais processos naturais e antrópicos que controlam a composição da água subterrânea local. Os resultados revelaram significativa variabilidade hidroquímica entre os sistemas aquíferos, com predomínio da tipologia Ca-HCO3 no Sistema Passa Dois, associada à maior mineralização e interação água-rocha. Em contraste, a mineralogia do Aquífero Rio Claro apresentou menor reatividade geoquímica e elevada influência antrópica, evidenciada pelas concentrações elevadas de NO3-, SO4^2- e Cl-, especialmente em áreas urbanas. A caracterização isotópica indicou recarga predominante por precipitação recente, sem sinais de fracionamento isotópico relevante. Nenhuma das amostras ultrapassou os limites de potabilidade para nitrato, fluoreto ou metais traço, conforme a Portaria GM/MS nº 888/2021 do Ministério da Saúde, o que indica que, apesar da interferência antrópica detectada, a água subterrânea ainda atende aos padrões de potabilidade. O estudo destaca o papel das nascentes como pontos estratégicos de monitoramento e a importância da gestão integrada para a preservação da qualidade dos aquíferos rasos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sabrina Brandão Cardoso, Elias Hideo Teramoto, Pedro Luiz Becaro Crioni, Chang Hung Kiang

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Acesso Livre:
A revista Derbyana oferece acesso livre ao seu conteúdo. Toda a coleção da Revista é disponibilizada de forma gratuita em https://revistaig.emnuvens.com.br/derbyana e no Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências – PPeGeo (http://ppegeo.igc.usp.br), resultado de parceria entre a Sociedade Brasileira de Geologia e o Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.















