Métodos não convencionais utilizando o bambu para contenções de deslizamentos em áreas de risco
DOI:
https://doi.org/10.69469/derb.v46.876Palavras-chave:
Risco geológico, Movimentos de massa, Soluções não-estruturais, Bambu alastrante, Resiliência climática, Soluções Baseadas na NaturezaResumo
Um dos grandes problemas enfrentados atualmente no Brasil é a ocupação urbana informal, especialmente em encostas sob risco de movimentos de massa. Loteamentos informais abrigam segmentos da população em condições de vulnerabilidade, que ficam normalmente expostos à desastres naturais. Em ambientes construídos, soluções sustentáveis tornam-se cada vez mais presentes, mediante uso de novas tecnologias, que almejam, além dos preceitos da sustentabilidade nas construções, como a redução do consumo de recursos naturais e a otimização dos custos envolvidos. Nesse contexto, recursos naturais renováveis, a exemplo do bambu, surgem como alternativa competitiva, por atuar favoravelmente na estabilidade e minimização da erosão de taludes, a custos passíveis de serem absorvidos pelo poder público. Ressalta-se ainda sua ação no combate às mudanças climáticas e efeitos positivos na modificação da paisagem urbana, constituindo-se como elemento integrador para a formação de cidades inteligentes. Este estudo visa a demonstrar as características favoráveis das raízes e rizomas de uma espécie alastrante de bambu como elemento estruturante em ações voltadas para mitigar deslizamentos e erosões superficiais do solo. Desenvolveu-se, em laboratório, experimentos para observação do crescimento de mudas em vasos com inclinações variadas ensaios físicos e mecânicos em rizomas extraídos das mudas, visando estabelecer parâmetros de resistência a esforços de tração e dobramento. Os resultados destacam a formação de uma rede entrelaçada de raízes e rizomas capaz de melhorar a coesão e a estabilidade do solo, contribuindo para a compreensão do potencial do bambu como alternativa sustentável para a proteção de taludes e o desenvolvimento urbano resiliente ao clima.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Liliane Frosini Armelin, Henrique Dinis, Alberto Alonso Lázaro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Acesso Livre:
A revista Derbyana oferece acesso livre ao seu conteúdo. Toda a coleção da Revista é disponibilizada de forma gratuita em https://revistaig.emnuvens.com.br/derbyana e no Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências – PPeGeo (http://ppegeo.igc.usp.br), resultado de parceria entre a Sociedade Brasileira de Geologia e o Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.
















