Formação do solo, distribuição e inter-relações com a vegetação em Lions Rump, Antártica marítima
DOI:
https://doi.org/10.69469/derb.v46.874Palavras-chave:
Cobertura vegetal, Crioturbação, Mapeamento, Processos edáficos, Solos ornitogênicosResumo
O objetivo foi estudar a formação do solo, e buscar relações entre a distribuição edáfica e a cobertura vegetal em Lions Rump, Ilha Rei George, Antártica Marítima. Os sistemas WRB e Soil Taxonomy foram aplicados em associação com as características geomorfológicas. Treze perfis de solo foram amostrados e descritos quanto aos atributos físicos, químicos e mineralógicos. O mapeamento do solo e a distribuição da vegetação foram realizados. Os resultados mostraram que os solos são formados principalmente por rochas basálticas-andesíticas intemperizadas, naturalmente ricas em apatita, com alto teor de fósforo. Os solos ornitogênicos Typic Dystrogelepts ornithic e Typic Gelorthents ornithic são os principais na área de estudo. O Typic Dystrogelepts ornithic representa os solos mais profundos, estruturados e avermelhados em Lions Rump. O Typic Haplogelepts ornithic é o principal solo nos primeiros e segundos níveis de morainas da Geleira White Eagle. Os Typic Haploturbels e Lithic Haploturbels estão presentes logo acima de 80 m de altitude (acima do nível do mar), especialmente nas áreas superiores e em pontos paraglaciais, com materiais gélicos a menos de 100 cm e permafrost a menos de 200 cm da superfície do solo. Apesar de ocorrerem apenas em altitudes mais elevadas, representam a maior cobertura de solo em Lions Rump. Os Haplogelepts Turbic e os Haplorthents Typic situam-se entre 40 e 80 m acima do nível do mar, sem influência de nidificação de aves e sem permafrost a menos de 200 cm de profundidade. Os Cryopsamments Vitrandic e os Cryopsamments Oxyaquic dominaram o primeiro nível dos terraços e antigas praias ao longo da zona costeira. Outros solos classificados estão presentes em áreas muito limitadas: os Cryorthents Lithic ornithic nos afloramentos rochosos dos pilares marinhos (plugues basálticos) perto da praia, e os Gelifluvents Typic ornithic, numa pequena área nos leques aluviais glaciais. De forma geral, a distribuição e a classificação do solo em Lions Rump permitiram identificar dois domínios principais de solo: solos ornitogênicos (sem permafrost) e Gelissolos (acima de 80 m de altitude). Os maiores teores de P e N em locais ornitogênicos favorecem o estabelecimento da vegetação com a presença de Deschampsia antarctica e Colobanthus quitensis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ivan Carlos Carreiro Almeida, Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer, Thiago Torres Costa Pereira, Fábio Soares de Oliveira, Rafael Gomes Siqueira, Antonio Batista Pereira, Matheus Gonçalves Matos, Daniela Schmitz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Acesso Livre:
A revista Derbyana oferece acesso livre ao seu conteúdo. Toda a coleção da Revista é disponibilizada de forma gratuita em https://revistaig.emnuvens.com.br/derbyana e no Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências – PPeGeo (http://ppegeo.igc.usp.br), resultado de parceria entre a Sociedade Brasileira de Geologia e o Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.
















