Cartografia morfológica de detalhe como instrumento para avaliação de degradação ambiental em bacias hidrográficas: o exemplo de uma sub-bacia do rio Jacareí (SP) – sudeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.69469/derb.v46.855Palavras-chave:
Geomorfologia antropogênica, Cartografia morfológica de detalhe, Degradação ambiental, Sistema CantareiraResumo
Os estudos que envolvem temas ambientais têm se mostrado cada vez mais urgentes. Com base nessa premissa, o presente artigo propõe investigar os impactos antrópicos na rede de drenagem e no meio físico em uma sub-bacia hidrográfica do rio Jacareí, parte do Sistema Cantareira, essencial para o abastecimento hídrico da Região Metropolitana de São Paulo. O trabalho busca demonstrar como a produção de mapas morfológicos detalhados, associados a cartas de uso da terra, pode contribuir para a avaliação da degradação ambiental e a proposição de estratégias de mitigação e recuperação. A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica, técnicas de aerofotointerpretação e mapeamento morfológico, trabalhos de campo e análise comparativa de documentos. O estudo considerou a abordagem da antropogeomorfologia, avaliando intervenções humanas nos processos ambientais, como desmatamento, urbanização e infraestrutura turística. Os resultados indicam que a ocupação antrópica alterou significativamente a morfologia do relevo e o fluxo hídrico da sub-bacia, intensificando riscos de degradação ambiental. O mapeamento revelou padrões de intervenção antrópica que podem comprometer a qualidade e a disponibilidade hídrica. A análise cartográfica evidencia a necessidade de planejamento ambiental integrado para garantir a preservação da bacia hidrográfica e do abastecimento hídrico regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabiana Pegoraro Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Acesso Livre:
A revista Derbyana oferece acesso livre ao seu conteúdo. Toda a coleção da Revista é disponibilizada de forma gratuita em https://revistaig.emnuvens.com.br/derbyana e no Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências – PPeGeo (http://ppegeo.igc.usp.br), resultado de parceria entre a Sociedade Brasileira de Geologia e o Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.