Caracterização de um campo científico a partir de dados da Plataforma Lattes: uma análise da paleontologia brasileira (1945-2024)
DOI:
https://doi.org/10.69469/derb.v46.850Palavras-chave:
Paleontologia, Brasil, Paleontologia brasileira, Estudos Métricos de Informação, CientometriaResumo
O presente estudo analisou a produção científica em Paleontologia no Brasil entre 1945 e 2024, utilizando dados da Plataforma Lattes para mapear seu desenvolvimento. A pesquisa é construída a partir de perspectivas cienciométricas e historiográficas e revelou um crescimento significativo da área, especialmente a partir da década de 1970, com um pico de publicações em 2020. O Journal of South American Earth Sciences se destacou como o periódico com maior número de publicações (1.315), seguido pelos Anais da Academia Brasileira de Ciências (1.064) e pela Revista Brasileira de Geociências (943). A análise da dispersão dos periódicos, baseada na lei de Bradford, indicou uma alta dispersão, com 53,24% dos periódicos com apenas uma publicação. Apesar disso, a maior parte das publicações concentrou-se em revistas nucleares e altamente especializadas, particularmente em Geociências e Biociências, refletindo a interdisciplinaridade da Paleontologia. A análise temporal revelou um aumento constante da produção, com um período de elevada produtividade entre 2000 e 2020. Após 2020, regista-se um ligeiro declínio, possivelmente devido à pandemia de COVID-19. Os resultados indicam que a Paleontologia no Brasil tem se consolidado como campo de pesquisa, com forte influência de periódicos nacionais e internacionais. O estudo ressalta a importância da Plataforma Lattes como fonte de dados para análises científicas e destaca a crescente maturidade da Paleontologia no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas George Wendt, Fabiano Couto Corrêa da Silva, Ana Paula Sehn , Maurício Coelho da Silva, Rene Faustino Gabriel Junior, Tiago Rodrigo Marçal Murakami, Gergely Ferenc Lendvai

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Acesso Livre:
A revista Derbyana oferece acesso livre ao seu conteúdo. Toda a coleção da Revista é disponibilizada de forma gratuita em https://revistaig.emnuvens.com.br/derbyana e no Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências – PPeGeo (http://ppegeo.igc.usp.br), resultado de parceria entre a Sociedade Brasileira de Geologia e o Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.