Sensibilidade da inversão elétrica 1-D aplicada ao monitoramento do armazenamento geológico de CO2
DOI:
https://doi.org/10.69469/derb.v45.832Palavras-chave:
Armazenamento geológico de CO2, Mudanças climáticas, Modelagem elétrica direta, Inversão de dados de resistividade elétricaResumo
As discussões sobre os efeitos das emissões antrópicas de gases de efeito estufa e suas consequências nas mudanças climáticas ganharam notoriedade pública nas últimas décadas. A captura de dióxido de carbono (CO2) de fontes industriais e seu posterior armazenamento em reservatórios geológicos tem o potencial de desempenhar um papel importante na redução dos efeitos nocivos das emissões de CO2 da atmosfera a médio e longo prazo. Com base em suas propriedades físicas para aplicação de técnicas geofísicas, o estudo e a avaliação do comportamento de rochas na presença de CO2 tem se mostrado de alta relevância. Este estudo trata do monitoramento de reservatórios geológicos na presença de CO2 por meio do método da resistividade elétrica para estimar as propriedades elétricas das rochas envolvidas, como saturação de CO2 e resistividade elétrica do meio. As simulações foram realizadas em um modelo sintético de quatro camadas. Os resultados validaram a aplicabilidade do método elétrico para o monitoramento da injeção e vazamento de CO2.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Amin Bassrei
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Acesso Livre:
A revista Derbyana oferece acesso livre ao seu conteúdo. Toda a coleção da Revista é disponibilizada de forma gratuita em https://revistaig.emnuvens.com.br/derbyana e no Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências – PPeGeo (http://ppegeo.igc.usp.br), resultado de parceria entre a Sociedade Brasileira de Geologia e o Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.