Fitólitos – Uma ferramenta para estudos de reconstituição paleoambiental
Conceitos e revisão sobre aplicações no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/derb.v43.778Palavras-chave:
Biomineralizações; Opala biogênica; Proxy biológicoResumo
Os fitólitos são estruturas microscópicas de sílica (SiO2.nH2O) produzidos nos tecidos vegetais. O interesse pelo estudo dos fitólitos tem crescido significativamente nos últimos anos no Brasil e no mundo devido a sua grande variedade de usos, desde a arqueologia até a medicina legal e por sua natureza altamente interdisciplinar. A análise fitolítica recentemente tem sido entendida como uma superdisciplina, que perpassa por diferentes escalas de análise. Estudos referentes a produção de fitólitos, variações de forma e tamanho e, a análise/interpretação de assembleias preservadas em solos e sedimentos têm contribuído para a compreensão de questões paleoambientais e paleoarqueobotânicas. Com vistas a relevância e visibilidade que a análise de fitólitos tem apresentado, sobretudo no Brasil, se apresenta aqui uma revisão sobre os principais aspectos relacionados a essa técnica e as aplicações no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcia Regina Calegari, Erica de Souza, Jonathan Harrison Mozer, Luciane Marcolin, Christiane Farias da Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Acesso Livre:
A revista Derbyana oferece acesso livre ao seu conteúdo. Toda a coleção da Revista é disponibilizada de forma gratuita em https://revistaig.emnuvens.com.br/derbyana e no Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências – PPeGeo (http://ppegeo.igc.usp.br), resultado de parceria entre a Sociedade Brasileira de Geologia e o Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.