Uso dos isótopos 15N e 18O em nitrato e a sua importância em estudos de contaminação de aquíferos urbanos na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.14295/derb.v42.738Palavras-chave:
Isótopos estáveis; Nitrogênio; Áreas urbanas; Água subterrâneaResumo
Este trabalho analisa o estado atual do conhecimento sobre o uso de isótopos estáveis (15N e 18O) na identificação de fontes de nitrato e os processos que controlam o transporte e transformação das espécies nitrogenadas em aquíferos situados em áreas urbanas e periurbanas na América Latina. Ao longo desse artigo, apresentam-se: (i) as principais reações e processos que controlam o nitrogênio dentro do ciclo; (ii) as fon-tes de contaminação de nitrato nas águas subterrâneas; (iii) as composições isotópicas de 15NNO3 e 18ONO3 de acordo com as fontes e fatores que levam a seu fracionamento; (iv) o uso combinado de outros traçadores (Cl-, 11B, 34S, 18OSO4) com os isótopos 15NNO3 e 18ONO3 em estudos de contaminação; e (v) estudos de caso na América Latina que empregam isótopos ambientais em aquíferos urbanos. Embora existam muitos dados acerca da composição isotópica de nitrato em águas subterrâneas, estes restringem-se a regiões situadas na Europa, América do Norte, Ásia e Oceania, constatando-se uma latente lacuna de dados no cenário latino-americano. Dessa forma, mais estudos são necessários concentrando-se no uso de modelos estáveis de mistura de isótopos e na melhoria da compreensão sobre o fracionamento isotópico mediante realização de ex-perimentos laboratoriais e de campo em áreas urbanas na América Latina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Claudia Varnier, Alexandra Vieira Suhogusoff, Ricardo Hirata, Ramón Aravena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Acesso Livre:
A revista Derbyana oferece acesso livre ao seu conteúdo. Toda a coleção da Revista é disponibilizada de forma gratuita em https://revistaig.emnuvens.com.br/derbyana e no Portal de Periódicos Eletrônicos em Geociências – PPeGeo (http://ppegeo.igc.usp.br), resultado de parceria entre a Sociedade Brasileira de Geologia e o Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.